O mestre tailandês Pairojnoi Siamchai uma das principais referencias mundiais do Muay thai ministrou no último sábado (16) um seminário sobre essa arte marcial milenar no Centro de treinamento Combat, em Ariquemes.
A equipe de reportagem do site Rondoniavip esteve presente na cobertura do evento e conversou com o professor Reginaldo que falou da importância do mestre para os adeptos desse esporte. “Ele morou 36 anos em um mosteiro, na Tailândia ele fez mais de 400 lutas, ele foi três vezes campeão de uma das maiores competições no Lumpini, maior estádio de Muay thai da Tailândia e esteve presente na luta do século, ou seja, ele é domina o que é há de melhor no Muay thai tradicional”, destacou. Ele revelou sobre a experiência de passar 40 dias fazendo um seminário na Tailândia e hoje integram a Federação Internacional de Muay Thai com representação no estado de Rondônia.
A vinda do mestre tailandês ao Brasil visa capacitar e elevar o nível técnico dos atletas para disputa dos campeonatos rondonienses e brasileiros. Estiveram presentes alunos de Vilhena, Rolim de Moura, Cacoal, Espigão do Oeste e Ariquemes.
Pairojnoi Siamchai, de 48 anos, reside em Bangkok, na Tailândia, e conheceu a arte marcial aos 9 anos de idade. Com pai pescador e mãe feirante, a família dele sofria com a falta de dinheiro e foi essa a motivação que o fez praticar a luta e participar de torneios. O mestre vai ministrar esse mesmo seminário na capital Porto Velho.
O Muay Thai, que também é conhecido como ThaiBoxing em alguns países, como Estados Unidos e Inglaterra, é muito conhecido no Brasil como Boxe Tailandês, é uma Arte Marcial Tailandesa com mais de 2.000 anos de idade. Sistematizada aproximadamente em 250 A.C.
A origem de seu povo é a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China Central. Descendentes diretos dos antigos guerreiros mongóis. Eles migraram da região onde atualmente é a China, para o local onde atualmente é à Tailândia em busca de terras férteis para agricultura, escapando do expansionismo Chinês e sua implicações bélicas.
Do seu local de origem, até o seu destino, os Tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram muitos ataques de bandidos, de Senhores Feudais Chineses. Para protegerem-se, para formar suas milícias, eles sistematizaram as várias técnicas de lutas das tribos que compunham o povo Thai, em um método de luta chamado “Chupasart”.
Este método de luta e autodefesa, eminentemente de influência militar, fazia uso de diversas armas como, por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc. , além do combate desarmado que sobre influência do nobre Naresuen, que separou o treinamento em armado e desarmado vindo a evoluir para o Pahuyuth, que é um sistema militar com formas de combate em pé e no chão, que por sua vez a partir de 1930, com determinação da Thai Sports Comission e sob comando do Grão mestre Jukarska, veio a originar o Muay Thai moderno, com luvas, divisão de pesos, lutas em ringues e com arbitragem por pontos.
Contato: Jornalista Alexandre Jabá - DRT 1357 Telefone/Whatsapp: (69) 98487-3042 ou pelo e-mail: [email protected]
©2023 - Todos os direitos estão reservados - Mestre tailândes ministra seminário internacional de Muay Thai em Ariquemes - Plantão Esportivo - A notícia em 1º lugar | CNPJ.: 41. 193. 592/0001-92