Quarta feira de muito futebol espalhando pelo Mundo da Bola, e hoje neste dia 19 é comemorando o dia do futebol. O futebol hoje é uma paixão nacional, e foi trazido por um paulistano chamado Charles Miller, que completou seus estudos na Inglaterra e ao voltar para o Brasil, em 1849, trouxe consigo uma bola de futebol e toda a técnica do esporte que já era praticado na Europa, mais precisamente pelos ingleses. Apesar desta data, apenas em 1895 ocorreu a primeira partida oficial no país.
Apesar do esporte ter se popularizado pelos ingleses, que o transformou nos moldes e regras que adotamos hoje, há registros de outros esportes que teriam sido a origem do futebol mesmo por volta dos 2.600 A.C., na China.
Existem relatos de esportes semelhantes ao futebol como o Kemari, no Japão antigo, Episkiros, na Grécia, Gioco del cálcio, na Itália Medieval entre outros.
A primeira partida de futebol oficial no Brasil ocorreu entre São Paulo Railway (primeira estrada de ferro paulista), time de Charles Miller, e a equipe da Companhia de Gás, que se enfrentaram em um campo na Várzea do Carmo. O confronto terminou com a vitória dos ferroviários por 4 a 2. Ambos os times estão extintos hoje.
O esporte porém, tinha dificuldades em reunir atletas e criar ligas, pois em jogos oficiais negros não podiam participar. Devido a isto, as ligas e clubes eram basicamente realizado por estrangeiros que vinham para o Brasil e eram poucos os clubes. Apenas na década de 20, começou a mudar o cenário e todos puderam ter acesso ao esporte.
A partir daí o Brasil começou a ganhar notoriedade internacional e hoje somos o único país que participou de todas as Copas do Mundo, além de estar presente em 7 das 18 finais até hoje. Somos o único Penta Campeão das Copas e com justiça carregamos o apelido de país do Futebol.
O Presidente da Federação Rondoniense de Futebol, Heitor Costa fez a sua homenagem ao dia nacional do futebol.
Com a profissionalização do futebol, foram criados alguns clubes que hoje consideramos os “grandes do futebol brasileiro”. Rondônia não poderia ficar para trás. Segundo ressalta o presidente da FFER, o Estado entrou no cenário do profissionalismo há cerca de 27 anos e desde então tem trilhado o sentido do crescimento. “Estamos crescendo. Lógico que ainda somos muito jovens no profissionalismo, mas o nosso futebol está galgando a cada ano um maior espaço. Atualmente, nossos clubes estão percebendo a grande importância de se investir na categoria de base e isso tem fortalecido ainda mais para motivar novos talentos do futebol para que mantenham o foco em seus sonhos”, disse Heitor Costa.
Os ariquemenses, apaixonados pelo futebol, tem um gostinho maior de comemorar este dia. Pois, o Real Ariquemes foi o grande campeão do estadual 2017 na semana passada.
Próximo ano, a cidade de Ariquemes vai respirar futebol através dos campeonatos nacionais que irão acontecer apartir do mês de fevereiro com Copa do Brasil, Copa Verde e Brasileiro da Série D.
Contato: Jornalista Alexandre Jabá - DRT 1357 Telefone/Whatsapp: (69) 98487-3042 ou pelo e-mail: [email protected]
©2023 - Todos os direitos estão reservados - 19 DE JULHO, DIA NACIONAL DO FUTEBOL - Plantão Esportivo - A notícia em 1º lugar | CNPJ.: 41. 193. 592/0001-92