América Mineiro   Athletico Paranaense   Atlético Goianiense   Atlético Mineiro   Bahia   Bragantino   Ceará   Chapecoense   Corinthians   Cuiabá   Flamengo   Fluminense   Fortaleza   Grêmio   Internacional   Juventude   Palmeiras   Santos   São Paulo   Sport   Avaí   Botafogo   Brasil - RS   Brusque   Confiança   Coritiba   CRB   Cruzeiro   CSA   Goias   Guarani   Londrina   Náutico   Operário-PR   Ponte Preta   Remo   Sampaio Corrêa   Vasco   Vila Nova   Vitória  
 
Radio 4

Cezar foi revelado pelo Tubarão, chegou a atuar com o volante Germano

 
Morando em Ariquemes, ex-jogador do Londrina admite "coração dividido".
30/01/2018 21h59, Rodrigo Saviani, Londrina globoesporte.com
 
20 Em solo ariquemense apos o treino do Londrina os amigos se reencontram (Foto: Alexandre Jabá)
Em solo ariquemense apos o treino do Londrina os amigos se reencontram (Foto: Alexandre Jabá)

O Londrina vai contar com o apoio de um ex-atacante nas arquibancadas do estádio Valeirão, em Ariquemes, para o jogo contra o Real Desportivo-RO, na quarta-feira, às 22h (de Brasília), pela primeira fase da Copa do Brasil.

Cezar foi revelado pelo Tubarão nos anos 90, marcando 22 gols em três temporadas como profissional, e voltou ao clube em 2003, jogando inclusive ao lado do volante Germano, atual capitão do time alviceleste. Ele mora em Ariquemes, vai prestigiar o Londrina em Rondônia, mas revela que está dividido, já que do outro lado está o time onde encerrou a carreira em 2016.

A situação deve ser parecida para outros moradores de Ariquemes, que recebeu muitos parananses no final da década de 1970, principalmente da região de Londrina. O estádio Gentil Valério tem capacidade de 5 mil torcedores.

– É difícil. O coração está bem dividido. Tem várias pessoas aqui na mesma situação. Não escondo de ninguém que sou torcedor do Londrina, é uma alegria poder ver o clube de perto, sempre acompanho os jogos pela TV e pela internet. Mas o Real é o time onde joguei, da minha cidade, terminei a carreira lá. Vou ao estádio com amigos, com meus três filhos, que devem ir com a camisa do Londrina. Eu devo ir à paisana mesmo – disse, em entrevista por telefone ao GloboEsporte.com.

 

Cezar foi revelado pelo Londrina na década de 90 (Foto: Acervo/Blog Londrinense)
Cezar foi revelado pelo Londrina na década de 90 (Foto: Acervo/Blog Londrinense)

 

Cezar não esquece a data que chegou a Londrina: 24 de janeiro de 1991. Indicado por um zagueiro para Ticão, então olheiro do Tubarão e que trabalhou no Atlético-PR, ele foi promovido ao time principal em 1992. No ano seguinte, fez sete gols pelo profissional e depois foi contratado pelo Palmeiras para a base, mas não teve um acerto para continuar no Alviverde.

De volta ao Londrina, Cezar fez parte da melhor campanha do time na Copa São Paulo, em 1994, quando o Tubarão terminou na quarta posição, perdendo nas semifinais para o campeão Guarani. No mesmo ano, ele foi vice-campeão paranaense com o time principal, marcando seis gols.

– A gente tinha um bom time. Quando subimos para o profissional, estávamos preparados. A estrutura era bem diferente do que hoje. Para jogar ali no Londrina tinha que ter força de vontade. Não tinha salário bom, a alimentação não era adequada. Não fiquei no Palmeiras porque o Londrina pediu um valor muito alto – contou Cezar.

 

Cezar ao lado dos três filhos, todos com a camisa do Londrina (Foto: Arquivo Pessoal)
Cezar ao lado dos três filhos, todos com a camisa do Londrina (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Ele saiu do Londrina em 1995, com nove gols marcados, e voltou em 2003, após passar por América-SP, União Bandeirantes, Ponte Preta e Chunnam Dragons, da Coreia do Sul. Disputou o Paranaense e parte da Série B do Brasileiro pelo Tubarão, mas deixou o clube após problemas por complicações de lesões sofridas ainda na Coreia.

Cezar voltou para Rondônia e retornou aos gramados em 2005. Passou pelo Ji-Paraná e depois ajudou o Ariquemes, rival do Real, conquistar o título da Segunda Divisão em 2007. Chegou a parar em 2012, mas atuou por mais três temporadas pelo Ariquemes e mais duas pelo Real Ariquemes, onde encerrou a carreira, em 2016.

Ex-atacante dá dicas sobre o Real

Sobre o jogo de quarta-feira, Cezar coloca o Londrina como favorito, até pela situação da equipe em relação ao Real Ariquemes-RO. Porém, o ex-atacante alerta que o Tubarão precisa ficar ligado para não ser surpreendido como foi em 2017, quando perdeu para o Gurupi-TO, também na primeira fase da Copa do Brasil.

– Apesar do Real ser, digamos, um time menor, em campo não tem isso. Ele pode usar o fator campo e a torcida para crescer e se impor mais do que o Londrina. Para o Real, só a vitória interessa, até pelo regulamento. Então, acho que eles vão para cima – analisou.

Cezar, que atuava como camisa 9, alertou sobre o experiente atacante Jorge Preá, ex-Palmeiras e Atlético-PR e atual centroavante do Real Ariquemes. Por outro lado, o ex-jogador elogiou também o atacante Carlos Henrique, artilheiro do Londrina no ano com dois gols.

– O Jorge Preá é um jogador perigoso, até pela experiência que tem, precisa receber uma atenção. Sobre o Carlos Henrique, eu gosto do jeito dele. É trombador, não é um cara habilidoso, mas que sabe fazer gols. E centroavante tem que balançar a rede mesmo – comentou Cezar.

Real Ariquemes

Atual campeão do Campeonato Rondoniense, o Real Ariquemes é conhecido popularmente como "Furacão do Vale" e possui uma breve história na elite do futebol de Rondônia. A equipe foi fundada em 2011, mas disputava apenas torneios amadores. O clube passou a disputar uma competição oficial em 2016, sendo a primeira divisão do rondoniense, e terminou em terceiro.

No ano passado, o time se consagrou campeão estadual pela primeira vez em sua história e de forma invicta. Após vencer o primeiro turno, o Real encarou o Barcelona de Vilhena na decisão do título. A conquista veio com uma vitória por 1 a 0, fora de casa, depois de um empate sem gols no jogo de ida. Comandado pelo técnico Marcos Birigui, o Real iniciou a preparação no dia 1º de dezembro de 2017.

 

/comentários

O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

/notícias relacionadas

• Brasileirão Feminino: Jonathan Antero será o árbitro de Real Ariquemes e Ferroviária-SP
• Athetico Paranaense vence o Real Ariquemes no CT do Caju por 4 a 1
• Vinícius, goleiro do Sub-14 do Flamengo, pisou pela primeira vez no gramado do Maracanã

Compartilhe você também:

Contato: Jornalista Alexandre Jabá - DRT 1357 Telefone/Whatsapp: (69) 98487-3042 ou pelo e-mail: [email protected]

©2023 - Todos os direitos estão reservados - Cezar foi revelado pelo Tubarão, chegou a atuar com o volante Germano - Plantão Esportivo - A notícia em 1º lugar | CNPJ.: 41. 193. 592/0001-92

Quem somos | Política de Privacidade | Fale conosco