América Mineiro   Atlético Mineiro   Atlético Paranaense   Bahia   Botafogo   Ceará   Chapecoense   Corinthians   Cruzeiro   Flamengo   Fluminense   Grêmio   Internacional   Palmeiras   Paraná   Santos   São Paulo   Sport   Vasco   Vitória   Atlético Goianiense   Avaí   Boa Esporte   Brasil - RS   Coritiba   CRB   Criciuma   CSA   Figueirense   Goias   Guarani   Juventude   Londrina   Oeste   Paysandu   Ponte Preta   Sampaio Corrêa   Santa Cruz   São Bento (SBN)   Vila Nova  

Atletas de Ariquemes correm risco de não viajar para disputar o JIR por falta de transporte

 
Município diz que não pode levar os mais de 200 atletas em transporte escolar.
13/09/2018 11h36, Jeferson Carlos globoesporte.com
 
20 Atletas podem ficar fora da competição por falta de transporte. (Foto: Reprodução Rede Amazônica)
Atletas podem ficar fora da competição por falta de transporte. (Foto: Reprodução Rede Amazônica)

Mais de 200 atletas das modalidades individuais e coletivas que estão aptos a representar Ariquemes no Jogos Intermunicipais de Rondônia, JIR, estão convivendo com um grande dilema, faltando poucos dias da estreia da competição. Isso acontece por que a prefeitura do município não disponibilizou o transporte dos atletas até Vilhena, cidade-sede do torneio, que acontece entre 14 a 28 de setembro.

Na última segunda-feira, 10, diversos atletas se reuniram na Câmara dos Vereadores para fazer uma manifestação pacífica durante uma sessão ordinária da casa com o intuito de conseguir o trasporte para participarem dos jogos.

O atleta de handebol, Leonardo Brites, revelou que a equipe já vinha treinando há bastante tempo e foram surpreendidos com a notícia que município não cederia o transporte para levar os esportistas e ficaram de mão atadas.

– Todos os atletas já estão inscritos e em caso de desistência, o município é punido com dois anos de suspensão, além de ir a julgamento e ser prejudicial para a cidade e os atletas. O município alegou que não possui verba, existe um prazo que tinha ser cumprido para a licitação para fazer o transporte, mas o prazo não foi cumprido – comentou o desportista.

Em 2016, o JIR foi realizado em Ji-Paraná, e os desportistas conseguiram o transporte através de uma emenda parlamentar. Já em 2017, a competição aconteceu em Ariquemes e não houve a necessidade de pleitear o transporte.

Segundo Leandro, neste ano, a prefeitura não providenciou a licitação e não possui o dinheiro, a poucos dias do início do JIR, o que para ele é uma falta de consideração com todos os atletas.De Ariquemes a Vilhena são aproximadamente 510 quilômetros e conforme um levantamento feito pelos atletas, eles gastariam em média R$ 500 para fazer a viagem em veículos particulares. Porém, nem todos possuem as condições de fazerem o percurso.

Na primeira semana dos jogos, acontecem as competições de cinco modalidades individuais e o handebol, e na semana seguinte são realizadas as demais modalidades. Por conta deste formato, os atletas de Ariquemes acreditam que três ônibus consigam fazer o transporte.

Posicionamento da Funcet

O presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, Funcet, explicou que há algum tempo o município declarou não ser possível ser feito a viagem através do transporte escolar, pois os atletas não são alunos da rede municipal.

 

Elias Araújo explica que Funcet está buscando solução  (Foto: Reprodução Rede Amazônica)
Elias Araújo explica que Funcet está buscando solução (Foto: Reprodução Rede Amazônica)

– Se tirarmos os ônibus de transporte escolar aqui de Ariquemes, prejudicaremos os alunos da cidade. As vans e os micro-ônibus são para transporte de pacientes e para pacientes para a área social, então este tipos de veículos não são permitidos a irem a outro município para outros fins – detalhou Elias Araújo.

Devido a essa impossibilidade, a Funcet declarou que está tentando conseguir a locação de ônibus para levar os atletas da cidade e tenta buscar uma solução com o apoio dos vereadores, para resolver esse impasse e embarcar os mais de 200 desportistas que representarão a cidade.

Em Vilhena, a hospedagem, a alimentação e os translados durante os jogos ficam por conta do Estado. Para os municípios, ficam os custos das viagens das delegações até a cidade-sede.

Segundo o presidente da Funcet, uma reunião deve ser feita na prefeitura para definir o que será feito, mas até a manhã desta quarta-feira, 12, faltando dois dias para a abertura dos jogos, a assessoria de comunicação da prefeitura não informou se já houve uma definição.

 

/comentários

O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

/notícias relacionadas

• Solimões de Porto Velho vence a Copa Clínica São Rafael, em Ariquemes
• Porto Velho vence Real Ariquemes e conquista título do Rondoniense Feminino
• Porto Velho e Real Ariquemes Decidem o Título do Feminino neste Sábado

Compartilhe você também:

Contato: Jornalista Alexandre Jabá - DRT 1357 Telefone/Whatsapp: (69) 98487-3042 ou pelo e-mail: alexandrejaba1@gmail.com

© 2018 - Todos os direitos estão reservados - Atletas de Ariquemes correm risco de não viajar para disputar o JIR por falta de transporte - Plantão Esportivo - A notícia em 1º lugar

Quem somos | Política de Privacidade | Fale conosco