América Mineiro   Athletico Paranaense   Atlético Goianiense   Atlético Mineiro   Bahia   Bragantino   Ceará   Chapecoense   Corinthians   Cuiabá   Flamengo   Fluminense   Fortaleza   Grêmio   Internacional   Juventude   Palmeiras   Santos   São Paulo   Sport   Avaí   Botafogo   Brasil - RS   Brusque   Confiança   Coritiba   CRB   Cruzeiro   CSA   Goias   Guarani   Londrina   Náutico   Operário-PR   Ponte Preta   Remo   Sampaio Corrêa   Vasco   Vila Nova   Vitória  
 
Radio 4

Santa Catarina se prepara para ser 1º estado a retomar o futebol no Brasil

 
Os clubes do Campeonato Catarinense podem voltar aos treinos nesta sexta-feira
30/04/2020 20h43, /veja.abril/ Danilo Monteiro
 
20 Baseados em protocolo de saúde e segurança, os clubes vão retornar o Campeonato Catarinense. (Foto: Patrick Floriani/FFC/Divulgação)
Baseados em protocolo de saúde e segurança, os clubes vão retornar o Campeonato Catarinense. (Foto: Patrick Floriani/FFC/Divulgação)

O governo de Santa Catarina analisa nesta semana a liberação do retorno dos clubes aos treinos e a retomada do Campeonato Estadual de futebol. O governador Carlos Moisés (PSL), junto da secretaria de Saúde do estado, avalia o protocolo de saúde e segurança feito pelo médico Luís Fernando Funchal, do Avaí de Florianópolis, que prevê a volta dos treinos na próxima sexta-feira, 1º de maio, e do Catarinense, no dia 16 de maio.

O estado sulista é um dos que menos sofre consequências da pandemia de coronavírus no Brasil. São 1 995 casos confirmados e 44 mortes contabilizados pela secretaria de Saúde de Santa Catarina. O número de pessoas infectadas é o 9º maior do país, mas a taxa de letalidade é de apenas 2,2%, uma das menores do país. Apenas 15,2% dos leitos estão ocupados no território catarinense.

Uma possível decisão favorável será baseada no cumprimento à risca do protocolo de saúde, que compreende cada funcionário e departamento envolvido com as atividades do futebol, do jogador ao roupeiro. A cartilha prevê cinco fases – as três primeiras com foco nos treinamentos e as duas últimas nos jogos e acompanhamento dos atletas.

O documento detalha cuidados como a testagem rápida de jogadores antes da volta aos treinos e antes de cada jogo, além do monitoramento de possíveis sintomas da doença. A única fragilidade é que o protocolo, assim como os demais já produzidos pelo mundo, deverá contar com atenção e comprometimento em tempo integral de cada pessoa envolvida no processo, quase como um treinamento de guerra.

 

/comentários

O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

/notícias relacionadas

• Equipe Feminina de Basquete do Porto Velho Miners Sports, conquista mais um título
• Equipe de Porto Velho embarcou para Goiânia para realização de amistosos
• Rondoniense Sub-17/2022: Dez clubes participam da competição

Compartilhe você também:

Contato: Jornalista Alexandre Jabá - DRT 1357 Telefone/Whatsapp: (69) 98487-3042 ou pelo e-mail: [email protected]

©2022 - Todos os direitos estão reservados - Santa Catarina se prepara para ser 1º estado a retomar o futebol no Brasil - Plantão Esportivo - A notícia em 1º lugar | CNPJ.: 41. 193. 592/0001-92

Quem somos | Política de Privacidade | Fale conosco