O governo de Santa Catarina analisa nesta semana a liberação do retorno dos clubes aos treinos e a retomada do Campeonato Estadual de futebol. O governador Carlos Moisés (PSL), junto da secretaria de Saúde do estado, avalia o protocolo de saúde e segurança feito pelo médico Luís Fernando Funchal, do Avaí de Florianópolis, que prevê a volta dos treinos na próxima sexta-feira, 1º de maio, e do Catarinense, no dia 16 de maio.
O estado sulista é um dos que menos sofre consequências da pandemia de coronavírus no Brasil. São 1 995 casos confirmados e 44 mortes contabilizados pela secretaria de Saúde de Santa Catarina. O número de pessoas infectadas é o 9º maior do país, mas a taxa de letalidade é de apenas 2,2%, uma das menores do país. Apenas 15,2% dos leitos estão ocupados no território catarinense.
Uma possível decisão favorável será baseada no cumprimento à risca do protocolo de saúde, que compreende cada funcionário e departamento envolvido com as atividades do futebol, do jogador ao roupeiro. A cartilha prevê cinco fases – as três primeiras com foco nos treinamentos e as duas últimas nos jogos e acompanhamento dos atletas.
O documento detalha cuidados como a testagem rápida de jogadores antes da volta aos treinos e antes de cada jogo, além do monitoramento de possíveis sintomas da doença. A única fragilidade é que o protocolo, assim como os demais já produzidos pelo mundo, deverá contar com atenção e comprometimento em tempo integral de cada pessoa envolvida no processo, quase como um treinamento de guerra.
Contato: Jornalista Alexandre Jabá - DRT 1357 Telefone/Whatsapp: (69) 98487-3042 ou pelo e-mail: [email protected]
©2023 - Todos os direitos estão reservados - Santa Catarina se prepara para ser 1º estado a retomar o futebol no Brasil - Plantão Esportivo - A notícia em 1º lugar | CNPJ.: 41. 193. 592/0001-92