A três décadas atrás os Jogos Escolares de Rondônia (JOER), era a melhor competição de jogos do estado, incluíndo quase todas as modalidades esportivas, podendo apenas atletas de 17 anos completo, abrindo exceção de dois de 18 anos incompleto.
A cidade de Ariquemes nos anos 90, tinha uma das melhores "safras" de jogadores de futebol de campo do estado, uma seleção de dar inveja aos de mais municípios. Foi exatamente em 1990, na DÉCIMA PRIMEIRA EDIÇÃO DO JOER. Ariquemes montou uma mega equipe de futebol para disputar os jogos daquele ano decorrente. A mega seleção reuniu atletas estudantes dos colégios estadual e municípal, Heitor Villa Lobos, Cora Coralina, Ricardo Cantanhede, Mario Quintana, Anísio Teixeira, entre outros a mais.
A reportagem do site "Plantão Esportivo" conversou com alguns jogadores da equipe campeã daquele ano, não existe matérias jornalísticas e nem fotos registradas, somente uma fita em cassete do desportista Vitório Higuti "China" em seus arquivos.
O Jogo da Final
Nos pênaltis, Ariquemes conquistou o título contra Cerejeiras, após um empate no tempo normal em "zero á zero", venceu pelo placar de 5 á 4. Nas semifinais a equipe do Vale do Jamari venceu Ji Paraná por 3 a 0, contra Porto Velho "Os donos da casa" foi a única derrota da equipe pelo placar de 1 a 0. Os jogos foram realizados no estádio Aluísio Ferreira, com um bom público presente "lotado". "Babão" zagueiro, lembra de um detalhe importante na conquista do título. "O professor não entendia muito de esquema tático de futebol, nós jogadores inventamos que esquecemos um material importante na escola que ficava no bairro do Mocambo, o alojamento era na escola Getúlio Vargas, pois, o maior motivo da "mentira", era para o técnico Sr.Pedro Silveira, técnico do futsal pudesse dar a preleção final no vestiário para os jogadores entrarem em campo contra Cerejeiras", e deu certo, saímos campeões. Todos os méritos foram dos dois treinadores, que fizeram um excelente trabalho, que nos honrou com este título inesquecível.
Bairro Mocambo
Na época o bairro do Mocambo era muito perigoso pela violência e o tráfico de drogas, mais o futebol que já parou até guerra no Mundo, fez com que a paz prevaleceria pela segurança dos atletas alojados na escola Getúlio Vargas. Segundo o depoimento do ex jogador da equipe Ezequiel Júnior, quem ajudou muito no clima de armonia entre atletas e a gang foi o jogador de futsal Batista ( In memorian). Ele era dançarino profissional de "Break", dança no pátio da escola, animava todos presentes, uma época boa, que marcou para muitos rondonienses. No final dos jogos, os "gangueiros" do bairro estava torcendo por nós nos jogos.
Ariquemes foi campeão com os seus gatos de estimação, " somente 70% era de raça".
ALEX, WELLIGTON (IN MEMORIAN), SOUZINHA, WAGNER, BETÃO, ZÉ CARLOS, JUARI, EZEQUIEL JÚNIOR, DANIELZINHO, ZÉ LÚCIO, EULLER, VARETA, JEFFERSON, MARQUINHOS POPULAR E ESQUERDINHA. TÉCNICO: GERALDO "MIKAIU OS CABELOS".
Contato: Jornalista Alexandre Jabá - DRT 1357 Telefone/Whatsapp: (69) 98487-3042 ou pelo e-mail: [email protected]
©2023 - Todos os direitos estão reservados - Após 30 anos, a VERDADE sobre o título do JOER de futebol de campo do município de Ariquemes - Plantão Esportivo - A notícia em 1º lugar | CNPJ.: 41. 193. 592/0001-92