Athletico Paranaense   Atlético Goianiense   Atlético Mineiro   Bahia   Botafogo   Bragantino   Ceará   Corinthians   Coritiba   Flamengo   Fluminense   Fortaleza   Goias   Grêmio   Internacional   Palmeiras   Santos   São Paulo   Sport   Vasco   América Mineiro   Avaí   Botafogo-SP   Brasil - RS   Chapecoense   Confiança   CRB   Cruzeiro   CSA   Cuiabá   Figueirense   Guarani   Juventude   Náutico   Oeste   Operário-PR   Paraná   Ponte Preta   Sampaio Corrêa   Vitória  

Dr. Ramiro Sales, Pedalar é bom, mas cuidado com os joelhos!

 
29/06/2020 21h16, Dr. Ramiro Sales/ Clinica São Rafael
 
20 Dicas do Dr. Ramiro Sales. (Foto: Divulgação)
Dicas do Dr. Ramiro Sales. (Foto: Divulgação)

Andar de bicicleta é um esporte cada vez mais praticado no Brasil. E aqui em ariquemes ,sempre foi comum usar a magrela para realizar atividades ,como ir à padaria, ao mercado, pela tranquilidade do trânsito, usar como esporte.Nas cidades grandes, há um incentivo para usar a bicicleta, principalmente como forma de lazer, com a criação de ciclofaixas.

Como esporte, é uma excelente atividade física, que queima cerca de 130 calorias a cada 30 minutos,melhora a capacidade cardiorrespiratória, além de ser muito agradável. Entretanto, alguns perigos se escondem nas pedaladas. Quando o assunto é a saúde dos joelhos, os praticantes do ciclismo ou aqueles que pedalam aos finais de semana devem ficar atentos.

Andar de bicicleta pode causar o desenvolvimento de doenças como a condromalacia patelar, tendinites, entre outras lesões. Isso porque durante a prática os joelhos realizam movimentos como esticar e dobrar, o que leva a patela a subir e descer. Quanto maior o grau de pressão, maior a chance de uma lesão nessa área.

 

Médico Ortopedista e especialista em cirurgia do joelho e na medicina esportiva.  (Foto: Facebook Oficial DR. Ramiro Sales.)
Médico Ortopedista e especialista em cirurgia do joelho e na medicina esportiva. (Foto: Facebook Oficial DR. Ramiro Sales.)

O risco de um trauma por conta da prática do ciclismo aumenta quando o praticante coloca o banco da bicicleta em uma altura inadequada. Com isso, o grau de flexão dos joelhos pode ficar alto ou baixo demais, o que promove um aumento da força de atrito que passa na articulação da patela com o fêmur, levando ao desgaste da cartilagem.

É preciso ainda tomar cuidado quanto ao local das pedaladas. Subidas são perigosas para a saúde dos joelhos e exigem uma força muito grande da articulação. Como na maioria dos esportes, as lesões tendem a acontecer nos momentos de esforço extremo.

Naturalmente, ciclistas profissionais são mais bem preparados, uma vez que na maioria dos casos realizam treinamentos de musculação para fortalecer a região, além de alongamentos para dar mais flexibilidade. Entretanto, as pessoas que usam a bicicleta como forma de lazer, precisam ter mais cuidado.

E você? Gosta de pedalar?

Por/ DR. Ramiro Sales ( Cliníca São Rafael).

 

Clinica São Rafael, em Ariquemes-RO (Foto: Facebook Clinica São Rafael)
Clinica São Rafael, em Ariquemes-RO (Foto: Facebook Clinica São Rafael)

 

 

/comentários

O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

/notícias relacionadas

• Ex jogador do Ariquemes F.C deixa os campos e vai para Bike
• Jaru: Homem que ganhou indenização quase milionária de sitiante, é flagrado jogando futebol
• Ciclistas de Ariquemes ganha espaço para pratica do esporte, "Circuito Bike"

Compartilhe você também:

Contato: Jornalista Alexandre Jabá - DRT 1357 Telefone/Whatsapp: (69) 98487-3042 ou pelo e-mail: alexandrejaba1@hotmail.com

© 2020 - Todos os direitos estão reservados - Dr. Ramiro Sales, Pedalar é bom, mas cuidado com os joelhos! - Plantão Esportivo - A notícia em 1º lugar

Quem somos | Política de Privacidade | Fale conosco