América Mineiro   Athletico Paranaense   Atlético Goianiense   Atlético Mineiro   Bahia   Bragantino   Ceará   Chapecoense   Corinthians   Cuiabá   Flamengo   Fluminense   Fortaleza   Grêmio   Internacional   Juventude   Palmeiras   Santos   São Paulo   Sport   Avaí   Botafogo   Brasil - RS   Brusque   Confiança   Coritiba   CRB   Cruzeiro   CSA   Goias   Guarani   Londrina   Náutico   Operário-PR   Ponte Preta   Remo   Sampaio Corrêa   Vasco   Vila Nova   Vitória  
4

Ciclismo ganha destaque durante pandemia com aumento de adeptos e recorde de vendas

 
Para especialistas, efeito benéfico do esporte ao ar livre repercute na saúde e na atividade física
19/03/2021 19h43, Jornal da USP/ Vitória Pierri
 
20 Bicicleta ajuda a criar vínculo com atividade física. (Foto: Divulgação)
Bicicleta ajuda a criar vínculo com atividade física. (Foto: Divulgação)

Seja como alternativa para evitar a aglomeração do transporte público ou como atividade física, o ciclismo tem conquistado espaço, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus. Benefícios para a saúde, com a prática de exercícios físicos, e para o meio ambiente estão também entre os pontos que favorecem a busca pelo esporte.

Em Ribeirão Preto, a movimentação de bicicletas nas ruas, durante a pandemia da covid-19, e a procura por equipamentos e acessórios para a prática do ciclismo foram percebidos pelo empresário e ciclista Renato Rodrigues Pereira. Dono de uma empresa especializada em locação de bicicletas e mobilidade urbana, Pereira acredita que a pandemia tenha contribuído para o aumento da prática esportiva, principalmente, entre as pessoas que passaram a trabalhar em home office. Com o término do expediente, por exemplo, às 17 horas, “a pessoa, estando em casa trabalhando, às 17h15 já está pronta para começar o esporte, pronta para pedalar”, diz Pereira.

Com a alta demanda durante a pandemia, o empresário conta que precisou se adaptar, interrompendo a oferta de locação de bicicletas para passeios em grupos, sua principal atividade, responsável por 95% do faturamento mensal. Criou um novo produto, a locação mensal e semanal, para que as pessoas possam ter as bicicletas à disposição em suas casas. Foi assim que Pereira viu o faturamento de sua empresa subir mais de 300%.

O aumento da atividade não ficou visível apenas pelo volume de bicicletas nas ruas. Segundo levantamento da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), realizado junto às 40 empresas associadas, houve um aumento de 118% nas vendas de bicicletas entre 15 de junho e 15 de julho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

Na avaliação do infectologista e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Fernando Bellíssimo Rodrigues, a busca pelo ciclismo foi uma boa alternativa. É um “excelente exercício para ser feito durante a pandemia”, já que, normalmente, é realizado ao ar livre e de maneira individual. Mas, adianta Bellíssimo, mesmo que “seja feito de maneira coletiva, a possibilidade de transmissão dessa doença (covid-19) ao ar livre é muito remota”. O professor lembra ainda que o benefício de andar de bicicleta alcança o meio ambiente, evitando a queima de combustíveis fósseis, responsáveis pelo aumento da “concentração de CO2 na atmosfera e o aquecimento global”.

Bicicleta ajuda a criar vínculo com atividade física

Para os interessados em começar a praticar ciclismo, o professor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP, Átila Alexandre Trapé, garante que, no geral, as contraindicações são pequenas para a atividade na intensidade leve a moderada, mas o indivíduo deve estar atento para qualquer desconforto, principalmente, se apresentar alguma condição de saúde capaz de interferir na prática. Para o lazer, o educador físico mantém as mesmas recomendações.

Como os demais especialistas, o professor Trapé avalia a prática como benéfica e adianta que a bicicleta é uma forma do indivíduo criar vínculo com exercícios físicos. O ciclismo, segundo o professor, contribui para uma melhora na aptidão física e, de uma forma geral, na força muscular, principalmente dos membros inferiores, e da capacidade aeróbica. Trapé lembra ainda dos ganhos cardiovasculares e da composição corporal para quem pratica ciclismo.

Como os ganhos com o ciclismo são unânimes, o empresário Pereira dá uma dica para quem quer se iniciar no esporte: antes de comprar o veículo, alugue ou pegue emprestada uma bicicleta de um conhecido. A experiência de pedalar, segundo Pereira, ajuda a fazer uma compra assertiva. Para o uso de bicicletas no trânsito, o ciclista também recomenda o uso de sinalização piscante na traseira; farol, na frente; roupas claras para andar à noite, além de óculos, luvas e capacetes.

As entrevistas completas com Renato Rodrigues Pereira, Fernando Bellíssimo Rodrigues e Átila Alexandre Trapé podem ser acessadas no player acima.

 

Planet Bike a Botique dos ciclistas Ariquemenses. (Foto: Divulgação)
Planet Bike a Botique dos ciclistas Ariquemenses. (Foto: Divulgação)

 

 

/comentários

O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

/notícias relacionadas

• Alexandre Pinto, cliclista acreano vence a elite da 7ª Travessia dos Fortes em Ariquemes
• Sétima Travessia dos Fortes Será dia 03 de Julho em Ariquemes
• Ronaldo pedala 522 km de Bike e paga promessa por acesso do Valladolid "Muita dor"

Compartilhe você também:

Contato: Jornalista Alexandre Jabá - DRT 1357 Telefone/Whatsapp: (69) 98487-3042 ou pelo e-mail: [email protected]

©2022 - Todos os direitos estão reservados - Ciclismo ganha destaque durante pandemia com aumento de adeptos e recorde de vendas - Plantão Esportivo - A notícia em 1º lugar | CNPJ.: 41. 193. 592/0001-92

Quem somos | Política de Privacidade | Fale conosco