América Mineiro   Athletico Paranaense   Atlético Goianiense   Atlético Mineiro   Bahia   Bragantino   Ceará   Chapecoense   Corinthians   Cuiabá   Flamengo   Fluminense   Fortaleza   Grêmio   Internacional   Juventude   Palmeiras   Santos   São Paulo   Sport   Avaí   Botafogo   Brasil - RS   Brusque   Confiança   Coritiba   CRB   Cruzeiro   CSA   Goias   Guarani   Londrina   Náutico   Operário-PR   Ponte Preta   Remo   Sampaio Corrêa   Vasco   Vila Nova   Vitória  
4

Ariquemes-Rondônia recebe título oficial da Capital do Tambaqui

 
16/01/2022 18h04, G1 RO
 
20 Município de Ariquemes é maior produtor de tambaqui do estado. (Foto: Divulgação)
Município de Ariquemes é maior produtor de tambaqui do estado. (Foto: Divulgação)

O município de Ariquemes (RO), a 200 quilômetros de Porto Velho, recebeu nesta semana o título de "Capital do Tambaqui". O reconhecimento foi dado através da lei estadual N° 5.264, aprovada pela Assembleia Legislativa de Rondônia e assinada pelo governador Marcos Rocha (PSL).

Segundo a lei publicada em Diário Oficial (Diof), a partir de agora fica concedido "o título de Capital do Tambaqui à cidade de Ariquemes". A cidade recebeu essa reconhecimento porque é a maior produtora do peixe em Rondônia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2020, conforme último dado da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), Ariquemes foi responsável por 8 dos 39 mil quilos de tambaqui produzidos no estado.

Ainda segundo o IBGE, cerca de 40% de toda produção nacional de tambaqui é de Rondônia, sendo que Ariquemes lidera a produção estadual. Em 2020, a exportação estadual de tambaqui aumentou 648%.

Tambaqui de 28 quilos
O tambaqui é o segundo maior peixe de escamas no Brasil (o primeiro é o pirarucu). É um peixe nativo da bacia amazônica, com um sabor e textura que agrada o paladar do brasileiro.

Em 1998, um tambaqui de 28,5 kg fisgado pelo pesquisador Laerte Alves no rio Guaporé, em Rondônia, representou um recorde mundial mantido por 9 anos.

O recorde de Rondônia foi quebrado em 2007, com um tambaqui de 32,4 quilos fisgado em Lago Grande, no Amazonas.

Evento aconteceu em Brasilia  (Foto: divulgação )
Evento aconteceu em Brasilia (Foto: divulgação )

É em Ariquemes que também acontece uma das maiores festas envolvendo o peixe. No Festival do Tambaqui são assadas, simultaneamente, centenas de bandas do peixe para a população.

A Esplanada dos Ministérios, na região central de Brasília, recebeu o churrasco de tambaqui para a divulgação do peixe amazônico. Cerca de 6 toneladas do peixe foram distribuídos a 4 mil visitantes que passaram pelo Festival Tambaqui da Amazônia

 

/comentários

O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

/notícias relacionadas

• Funcet abre inscrições GRATUITA para o Campeonato Municipal de Futebol de Campo em Ariquemes
• Copa Sesc 2022 abre inscrições para competições em Ariquemes
• Valência é Campeão da 2ª Taça Odemir da Inconjel/Turma da Bola

Compartilhe você também:

Contato: Jornalista Alexandre Jabá - DRT 1357 Telefone/Whatsapp: (69) 98487-3042 ou pelo e-mail: [email protected]

©2022 - Todos os direitos estão reservados - Ariquemes-Rondônia recebe título oficial da Capital do Tambaqui - Plantão Esportivo - A notícia em 1º lugar | CNPJ.: 41. 193. 592/0001-92

Quem somos | Política de Privacidade | Fale conosco