América Mineiro   Athletico Paranaense   Atlético Goianiense   Atlético Mineiro   Bahia   Bragantino   Ceará   Chapecoense   Corinthians   Cuiabá   Flamengo   Fluminense   Fortaleza   Grêmio   Internacional   Juventude   Palmeiras   Santos   São Paulo   Sport   Avaí   Botafogo   Brasil - RS   Brusque   Confiança   Coritiba   CRB   Cruzeiro   CSA   Goias   Guarani   Londrina   Náutico   Operário-PR   Ponte Preta   Remo   Sampaio Corrêa   Vasco   Vila Nova   Vitória  
4

Fifa avalia três formatos diferentes para a Copa do Mundo de 2026

 
Decisão será tomada no ano que vem, afirma Arsène Wenger, chefe do departamento de futebol da FIFA
04/12/2022 07h26, Martín Fernandez, GE- Doha, Catar
 
20 Arsène Wenger, da Fifa (Foto: Reuters)
Arsène Wenger, da Fifa (Foto: Reuters)

A Copa de 2026, a ser disputada nos EUA, no Canadá e no México, ainda não tem formato definido, declarou neste domingo Arsène Wenger, chefe do departamento de desenvolvimento de futebol da Fifa, em uma entrevista coletiva em Doha, no Catar.

Ao responder a uma pergunta do ge sobre o formato da próxima da próxima Copa, a primeira da história a ser disputada com 48 seleções, Wenger declarou:

Nesta Copa do Mundo com 48 seleções, o formato ainda não está decidido. Podem ser 16 grupos com três times, podem ser 12 grupos com quatro times cada um, ou talvez dividir em dois lados com 24 times. Quem vai decidir isso é o Conselho [da Fifa] no ano que vem.

Quando anunciou o inchaço da Copa do Mundo de 32 para 48 times em janeiro de 2017, a Fifa divulgou que o torneio seria dividido em 16 grupos com três seleções. E as duas melhores de cada chave avançariam para um mata-mata com 32 classificados.

Este formato cria um problema esportivo: com dois empates, um time está automaticamente classificado, o que poderia estimular um comportamento defensivo na maioria dos times. Além disso, o número impar de times em cada grupo poderia permitir "resultados de conveniência" nas últimas rodadas.

A Copa do Mundo do Catar mostrou que o formato atual com grupos de quatro times e os dois melhores classificados permite rodadas finais com drama e emoção, vide o que aconteceu nos grupos E (em que o Japão eliminou a Alemanha) e H (em que a Coreia superou o Uruguai).

 

/comentários

O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

/notícias relacionadas

• Mycael, goleiro rondoniense, foi o titular na estreia da Seleção Brasileira sub-20 no Sul Americano
• Ex-técnico do goleiro Mycael comenta sobre convocação do atleta rondoniense para a Seleção Sub-20
• Vai ficar na história! Dois monstros. Daria um filme inédito, ganhador de bilheterias!

Compartilhe você também:

Contato: Jornalista Alexandre Jabá - DRT 1357 Telefone/Whatsapp: (69) 98487-3042 ou pelo e-mail: [email protected]

©2023 - Todos os direitos estão reservados - Fifa avalia três formatos diferentes para a Copa do Mundo de 2026 - Plantão Esportivo - A notícia em 1º lugar | CNPJ.: 41. 193. 592/0001-92

Quem somos | Política de Privacidade | Fale conosco